Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011




O que é sadomasoquismo?



   Tenho certeza que cada um teria uma definição diferente a este respeito, as respostas poderiam até se assemelhar em muitos casos, mas não na íntegra.   Contudo quero me ater ao que a ciência diz e que no final das contas, é o que vale para a sociedade como um todo.
Sadismo é em homenagem ao Marques de Sade.
Masoquismo é em homenagem a Leopold von Sacher Masoch.
   Contudo, ainda não se falava da tríade SSC (São Seguro e Consensual).   Nas obras de Marques de Sade falta a inclusão deste conceito.
   Não vou me ater a nenhuma das parafilias, fetiches muito variados e usados entre os adeptos das praticas sadomasoquistas, pois pretendo falar delas em outras postagens, quero ficar apenas no conceito do sadomasoquismo.
   Sadomasoquismo é definido como formas de satisfação sexual vinculadas ao sofrimento, físico ou psíquico, da própria pessoa (masoquismo) ou de outra pessoa (sadismo).   Mas note que se diz formas de satisfação sexual, que para Freud era denominado como perversões sexuais anômalas, já Odd Reiersol abriu para a psiquiatria a nova visão de que se deveria abolir o sadomasoquismo e fetichismo como diagnóstico de anomalia, exceto se não fosse praticado dentro dos seguintes termos: Consensualidade, desde que os praticantes tenham condições de decidir por isto, não sendo crianças ou incapazes; que este não seja o único meio de sentir prazer sexual, mas que o indivíduo tenha prazer nas formas ditas ‘tradicionais’ de se fazer sexo; que as práticas não prejudiquem nenhum dos praticantes física ou psiquicamente ou ponha suas vidas em risco; que não comprometa a vida social e familiar de nenhum dos praticantes e que, sobretudo seja feito apenas com a finalidade de obter prazer sexual, pois qualquer pratica de sadomasoquismo que não tenha isto como objetivo, continua sendo uma doença para o ICD-10 (Classificação Internacional de Doença – versão 10).
   Freud via o masoquismo como sendo o sadismo contra si mesmo ou reversão do sadismo, no intuito de buscar a própria morte, algo a que o indivíduo se condenava por algum desvio de personalidade que ele considerava ainda pior que o sadismo, mas que tudo se trata de perversão sexual.   
   Felizmente esse conceito vem mudando, hoje a psiquiatria se divide em duas visões, a de Freud e a de Reiersol, alguns profissionais ainda conservam a visão de Freud como a correta, entretanto a grande maioria (ao menos na maioria dos países do hemisfério norte) prefere os conceitos de Reiersol, pois a forma como o indivíduo busca prazer sexual, respeitando o que a tríade SSC define muito bem, é apenas uma fantasia, um fetiche, que não sendo ele uma obsessão, é saudável.
   Obviamente que sadomasoquismo é um assunto muito mais profundo do que isto, porém esta é apenas uma definição simples.
   Penso que; de acordo com a definição que a ciência coloca, as praticas sadomasoquistas sem sexo estão de fora do que é São ou Saudável (um dos conceitos da tríade), pois não estão em busca de satisfação sexual, então, esta é minha opinião, mas não somente minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário