Seguidores

domingo, 15 de maio de 2011


Entre nós,do meio BDSM se fala muito em Liturgia.Há os que a consideram  dispensável  e   outros que    a  consideram essencial

O  que  significa este  termo?
O  termo "Liturgia", hoje utilizado quase que exclusivamente para descrever o ato de culto, não nasceu em ambiente religioso. Ele vai surgir por primeiro na Grécia antiga, pertencendo pois à língua grega clássica, como palavra  composta por duas raízes: leit (de laós = povo) e érgon (= ação, empresa, obra). A palavra assim composta significava naquele ambiente em que nasceu: "ação, obra, empresa para o povo ou pública". Por "Liturgia" se entendia na Grécia clássica, isto é, pelo séc.
VI antes de Cristo, um serviço público feito para o povo por alguém de posses. Este realizava tal serviço ou de forma livre ou porque se sentia como que obrigado a fazê-lo, por ocupar elevada posição social e econômica. Assim, eram "Liturgias" a promoção de festas populares, a promoção de jogos olímpicos ou o custeio de um destacamento militar ou de uma nave de guerra em momentos de conflitos.
A seguir, na época helenística, séc. III a I antes de Cristo, a palavra vai mudar de sentido. Ora, como sabemos, as palavras numa língua viva costumam mudar o seu significado ao longo do tempo, e isso podemos facilmente comprovar na nossa própria língua. Assim, na época helenística "Liturgia" vai passar a designar seja um trabalho obrigatório realizado por um determinado grupo como castigo por alguma desobediência contra o poder constituído, ou trabalho em reconhecimento a honras recebidas. Também por "Liturgia" começa-se a entender o serviço do servo para com seu senhor ou um favorzinho de um amigo para com o outro. E aqui o termo perde aquele caráter de serviço público, para a coletividade, que era seu componente essencial.
Todavia, nesta mesma época helenística, começamos a ver o termo "Liturgia" sendo usado cada vez mais em sentido religioso-cultual, para indicar o serviço que algumas pessoas previamente escolhidas prestavam aos deuses. E é precisamente neste sentido técnico de serviço que se presta a Deus que a palavra vai entrar no Antigo Testamento.
No Oriente grego, o termo esteve sempre em uso para designar a ação ritual. No cristianismo primitivo, liturgia e comunidade relacionam-se estreitamente como exigência de fixar a profissão da religião e de manifestar seu conteúdo em formas visíveis.

Muitos  momentos  de  sociedades  diversas  vemos  permeados  de  “liturgias”,tais  como,cerimônias  de   casamento, rituais  de  passagem  para  a  idade  adulta,cerimônias  de  ingresso  em  irmandades.

A  LITURGIA   passa  a  simbolizar  o   “ momento  de  mudança”.

No  meio  BDSM   podemos  tecer  algumas  considerações.
Em   seu  site  a  submissa  Carolina{TVP} assim  se  posiciona  em  relação à liturgia:
“Falar sobre Liturgia em BDSM é como falar do próprio BDSM.”
“É enumerar todo um Jogo onde as regras são ditadas e seguidas pelos parceiros que a definem com clareza antes do início da partida.”
“A Liturgia engloba o comportamento do Mestre e da escrava, o tratamento entre ambos, o vestuário, o cenário...”

A  liturgia, através   dos rituais,  serve  para  marcar  momentos  que  podem  ser  considerados  importantes  na  relação  D/s  ou  SM...

O  encoleiramento  é  um  momento  marcante  de  posse  do(a) Dominador(a)...pode  vir  acompanhado  de  juramento  ou  não...há quem  prefira  deixar  a  Cerimônia  de  Juramento  para  um momento  mais  adiante  da  relação...como  momento de  entrega total...

O  juramento  é  prestado  pelo(a)  submisso(a)  quando  ele(a)  se sente  pronto(a)  para fazê-lo...portanto  este  momento  é determinado  pela  maturidade  do(a)  submisso(a)  na  sua condição...é  neste  momento  que  ele(a)  recebe  a  coleira definitiva...ou  pode  receber  alguma  marca..tipo  tatuagem...

A liturgia  diz  respeito,também,  às   normas  que  regem  a  forma de um(a)  submisso(a)  se  conduzir  na  presença  e  mesmo  na ausência  do(a)  Dominador(a)...

A  liturgia  só  não  deve  impedir   que  a  espontaneidade, alegria e autenticidade  estejam  presentes  em  todos  os  momentos  de  tesão  e  prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário