Seguidores

domingo, 15 de maio de 2011


A muito tempo estudo neurolinguística, e na neurolinguística existe o que chamamos de cognição afetiva que é na nossa realidade o processo que leva uma submissa a ser Dominada psicologicamente.
Pra isso primeiro, pra quem não conhece a palavra cognição ela significa o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, claro que a cognição num estudo mais profundo significa toda ramificação dessas palavras por isso acaba por ser um processo profundo de conhecimento interior e de como reagimos ao meio externo.
Apesar de diferentes em sua natureza, a afetividade e a cognição são inseparáveis, indissociadas em todas as ações simbólicas e sensório-motoras
Bom complicando um pouco menos , toda ação e pensamento comportam um aspecto cognitivo, representado pelas estruturas mentais, e um aspecto afetivo, representado por uma energética, que é a afetividade.
Isto significa que o papel da afetividade é funcional na inteligência,é a fonte de energia de que a cognição se utiliza para seu funcionamento,
numa metáfora pra que me entendam melhor a afetividade seria como a gasolina, que ativa o motor de um carro mas não modifica sua estrutura.
Ou seja, existe uma relação intrínseca entre a gasolina e o motor (ou entre a afetividade e a cognição) porque o funcionamento do motor, comparado com as estruturas mentais, não é possível sem o combustível, que é a afetividade.
Isso em Dominação psicologica significa que a submissa jamais vai desenvolver a cognição de tudo que vem do Dominador sem sentir afetividade,vejam afetividade ,não quer dizer amor romântico , ela pode sentir paixão pela pratica que o Dominador a condiciona ou paixão por ser dominada , mas de qualquer forma ela precisa desenvolver afetividade pra que aja cognição , pra que aja Dominação psicológica.
O motor não funciona sem a gasolina
Complementando, todos os objetos de conhecimento são simultaneamente cognitivos e afetivos, e as pessoas, ao mesmo tempo que são objeto de conhecimento, são também de afeto.
Então perguntariam alguns pq alguém gostaria ou sentiria paixão por ser dominado psicologicamente?
Quando se esta dominada e a cognição afetiva está sendo direcionada pelo Dominador, as emoções integram-se ao funcionamento mental geral, tendo uma participação ativa em sua configuração
A forma de pensar, que junto com o sistema de conceito nos foi imposta pelo meio que nos rodeia, inclui também nossos sentimentos. Não sentimos simplesmente: o sentimento é percebido por nós sob a forma de ciúme, cólera, ultraje, ofensa.
Se dizemos que desprezamos alguém, o fato de nomear os sentimentos faz com que estes variem, já que mantêm uma certa relação com nossos pensamentos
Esta variação está em poder do Dominador e assim se ele for bom no que faz pode transformar muitos sentimentos negativos da submissa e configurá-los em algo melhor pra ela .
Vou dar um exemplo disso pra esclarecer melhor:
A comoção do medo ou da cólera diminui quando a submissa se esforça para definir-lhe as causas. Um sofrimento físico, que procuramos traduzir em imagens, perde algo de sua agudez orgânica e pode ser interpretado como prazer dependendo do direcionamento que o Dominador usa.
O sofrimento moral, que conseguimos relatar a nós mesmos, cessa de ser lancinante e intolerável. Fazer um poema ou um romance de sua dor era, para Goethe por exemplo, um meio de furtar-se a ela."
Assim podemos ver o poder do Dominador como o grande arquiteto de nossas emoções se utilizando da cognição afetiva.
Não digo com isso , que a neurolinguistica é o processo da dominação psicológica , mas que a cognição afetiva é um fato presente e determinante nas dominações psicológicas e que pode ser usado tanto positivamente , como negativamente , nisto se encontra a grande responsabilidade dos que dominam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário