Seguidores

domingo, 15 de maio de 2011


alt
 
Nicknames na Internet
 
 
Ao procurarmos informação na internet, ou interação em listas de discussão, nos deparamos com nicknames. Apelidos, que os praticantes adotam no meio. No início, alguns nos causam estranheza, e ficamos em dúvida sobre suas finalidades (dos nicks), significados, porque são adotados e se existe uma regra para isso.
Vou discorrer breve e genericamente sobre isso. 
Uma das principais razões para se adotarem nicknames, é o sigilo, objetivando não dispôr nossa identidade verdadeira, como nome e sobrenome, indiscriminadamente na internet. As pessoas que encontramos pessoalmente, do meio, em alguns casos acabam sabendo nossos nomes reais, mas se trata de outra forma de contato bem mais próximo. Veja você, que com seu nome verdadeiro, alguém pode lhe encontrar no Orkut (por exemplo), e obter informações a seu respeito com muita facilidade. E isso pode não representar risco, como pode. Seja por intenções escusas de quem pesquisa, seja por proteger a imagem de algum profissional, sua família e etc. Paranóico? Não necessariamente. A um médico de prestígio não favorece ser conhecido também como sádico, se você pensar bem. 
 O que influencia a escolha de um nick, dado os motivos para sua adoção? Um complemento à fantasia: o significado da escolha do nick, normalmente fala a respeito de elementos da fantasia de cada um dentro do BDSM. São nomes cujo som agrada a quem o escolheu, ou possuem algum significado, ou mesmo nenhum. Um título nobiliárquico em um nick, denota grandeza, opulência por exemplo. Neste caso, é um componente da fantasia deste praticante, em consoância com sua metade complementar. Ou ainda, pode não ter nada a ver com BDSM mas ter algum significado pessoal. Apelidos apenas.
Existem regras para a escrita de um nick? Não, porém existem algumas práticas usuais na grafia. Dominadores normalmente  escrevem seus nicks iniciados sempre em mauísculas. Às vezes optam por prefixos como "Mestre", "Senhor", "Lord", etc, embora isso não seja uma constante. Eu por exemplo, sou Dominador e não uso prefixos, assim como muitos outros.  Acontece de se ver Doms/Dommes com nicks em minúsculas também, e isso às vezes leva à confusão quanto à sua posição, em virtude exatamente destes hábitos na escrita de nicks.
Para submissas o usual é nick em minúsculas (note que a palavra usual, quer dizer textualmente que isso não é uma regra, mas um hábito certa forma adotado por grande parte das pessoas).
Outra coisa são as coleiras ou marcas de propriedade. Um(a) submisso(a) com Dono(a) pode portar no nick um indicativo de seu status de posse de outrem. Existem várias formas de se escrever isso, várias sintaxes possíveis de entendimento comum, como beltrana{LF}, singificando que o no nick "beltrana" existe uma marca de propriedade indicando que ela pertence ao "Lord Fulano". Outro modo, é {beltrana}__LF, onde as chaves simbolizam uma coleira em torno da "beltrana", o traço "__" a guia, que está sendo puxada por "LF", ou "Lord Fulano".  É o que se chama de coleira virtual. Existem variações de grafia, mas em linhas gerais, muito semelhantes e de singnificado idêntico. Assim como há quem as dispense.
Podem haver interpretações, e costumes diferentes de comunidade para comunidade. Me recordo de há coisa de cinco anos atrás, quando participava virtualmente de uma comunidade de bondagistas locada em Ohio-EUA. Era de hábito que, o bottom levasse a marca do seu par, como beltrana{LF}, juntamente com seu Top, no caso Lord_Fulano{b}. Não significava que aquele bottom possuía o Top em questão, apenas indicava que ambos formavam um par. Como disse, costumes variam de local para local, e não formam uma regra: apenas costumes.
Os nicks influenciam a prática do BDSM? Acredito que não. São nicknames, e não mais do que isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário